PodIndicar: “A 5º Onda” e “O Mar Infinito”, de Rick Yancey

A 5º Onda

5onda_capa

Invasão alienígena. Tema há muito batido. Já lemos e assistimos tudo. Esvaziou-se todas as possibilidades remotamente interessantes, desde destruição da terra, ET’s legais, refugiados, massacres, segunda evolução (da humanidade) e distopias mil.
SQN! (só que não).

O brilhante pulo do gato de Rick Yancey nessa obra foi ativar toda nossa memória cultural e afetiva sobre o assunto. Acabo de ler o livro 1, que narra inicialmente, a jornada da jovem Cassie tentando entender essa versão não tradicional da chegada alienígena.
Narrado em primeira pessoa, num misto de descrição e pensamentos, fica evidente as angústias de uma adolescente estadunidense típica, com todos seus dramas, mal humor e impulsos. No decorrer do livro o papel do narrador muda algumas vezes, sendo assumido por outro protagonista que compartilha uma visão e opiniões distintas sobre a situação.
Recheado de referências do mundo POP e Cult e questionamentos que poderiam ser do próprio leitor, o livro conduz ao entendimento de uma invasão alienígena que ocorre em ondas de ‘ataque’. Desde a chegada até o início da 5a onda.

Montado de maneira linear, porém recheado de flashbacks, o livro desenrola vários nós revelando cada vez mais questionamentos, motivando o leitor não só buscar resposta como também aprender a formular as perguntas certas acerca da história.

Não é só mais um livro sobre alienígenas e adolescentes. É uma deliciosa leitura que desconstrói nosso imaginário sobre o assunto.
Como fã do gênero, recebo essa doce brisa. Quero continuar lendo a trilogia, não para chegar ao fim da jornada, mais do que tudo, estou adorando participar dessa (des)aventura!

Links:

 

O Mar Infinito

mar_infinito

Agora que Yancey já nos presenteou com essa estonteante Terra pós-apocalíptica órfã de 7 bilhões de pessoas, está na hora de responder algumas perguntas básicas do tipo: Que p#*$% é essa que ta acontecendo?

Inspire fundo e poupe seu fôlego e coração para mais uma enxurrada de aventuras complexas e mais uma inundação de questionamentos.
Usando a mesma dinâmica, com personagens narradores e flashbacks, depois de tudo que nossos amigos passaram no primeiro livro, não um só momento desinteressante. Thriller, ação, diálogos intrincados, metáforas, auto teste de sanidade, desencontros e enfrentamentos ferozes. Muito mais do que havíamos imaginado, o desenrolar da história apresenta muitos novos nós e conduz o leitor com muito mais intensidade.
O que está de fato acontecendo?
Como realmente as coisas aconteceram e vão prosseguir?
Quando vai ocorrer a extinção da humanidade?
Onde estão os Outros?
Porque de acontecer desse modo cruel e bizarro?
Será que tem mais alguma coisa por trás dessa história?
Mentiras que encobrem outras. Meias verdades que alienam fatos. Como numa partida de xadrez em que se planeja, antecipar, infere. Não é só um jogo!
Para não estragar a brincadeira, fica o convite a continuar se deliciando com essa extraordinária aventura…

Comentários

comentário(s)

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *