Fax de Sarajevo, de Joe Kubert, é publicada no Brasil pela primeira vez

joe_kubert_fax_da-_sarajevo-0029

A Via Leitura estreia no mercado de quadrinhos com a graphic novel Fax de Sarajevo (formato 21 x 27 cm, 208 páginas, capa dura, R$ 79,90), premiada obra de Joe Kubert, até então inédita no Brasil. A publicação é uma parceria com a editora portuguesa Levoir, e o lançamento oficial aconteceu durante a 24ª Bienal do Livro de São Paulo.
A grafic novel de Kubert retrata os horrores durante o cerco de Sarajevo pelo editor de quadrinhos Ervin Rustemagic, sua esposa e filhos em abril de 1992. Ninguém podia deixar a cidade sem correr o risco de cair nas mãos de patrulhas ou franco-atiradores sérvios.
Depois de perder tudo em um bombardeio, Ervin e a família buscam sobreviver de abrigo em abrigo na cidade devastada. O editor consegue se comunicar com o exterior apenas por mensagens via fax, nas quais contam o horror da guerra e do genocídio em solo Europeu, que resultou na morte de milhares de bósnios.
Originalmente publicada em 1996 nos Estados Unidos, pela Dark Horse, Fax de Sarajevo rendeu a Kubert os prêmios Eisner e Harvey e foi eleito o melhor álbum internacional do Festival Internacional de Angoulême. A versão nacional conta com tradução de Filipe Garcia e adaptação de Sidney Gusman, e inaugura o selo Quadrinhos Via Leitura. Trata-se do primeiro resultado da parceria entre o grupo brasileiro Edipro e a editora portuguesa Levoir, que publica várias coleções de quadrinhos em parceria com o jornal lusitano Público.

Joe Kubert faleceu em 2012, aos 85 anos.

Fonte: UniversoHQ

Comentários

comentário(s)

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *